A Fundação LWINI realizou uma cerimónia de doação de meios de locomoção e compensação às principais Instituições Hospitalares da Província de Luanda, no âmbito do Projecto social denominado “Esperança, Mobilidade e Liberdade”.
Trata-se de um projecto nacional que visa a distribuição anual desses meios a cerca de 2500 Beneficiários em toda a extensão do país (cadeiras de rodas para crianças e adultos, triciclos manuais e de tracção motorizada, muletas, canadianas, andarilhos)
Este projecto teve o seu inicio em 2001 em parceria com a CHEVRON e seus
associados, tendo como principal patrocinador durante cerca de 10 anos, a maior Organização Não-Governamental do mundo neste domínio, a WhellChair Foundation dos Estados Unidos da América.
Nos últimos anos a Fundação LWINI com o apoio do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher manteve a distribuição desses meios em todo o território nacional, tendo sido ao longo destes 19 anos, distribuídos mais de 25 000 unidades, com uma percentagem superior para cadeiras de rodas (adultos e crianças) em cerca de 76% (19 000 unidades) no valor de USD. 2 200 000,00 (dois milhões e duzentos mil Dólares Norte-Americanos)
Estatisticamente a grande maioria desses meios destinam-se a adultos, sendo em termos de género os homens aqueles que mais beneficiaram, com uma percentagem que ronda os 48% maioritariamente localizados na Província de Luanda.
Nesta cerimónia serão entregues meios de locomoção a 7 Unidades Hospitalares de referência na Província de Luanda, perfazendo um total de cerca de 80 cadeiras de rodas (adultos e crianças) e 40 pares de muletas (adulto).
Recorde-se que estas Unidades Hospitalares, para além do importante serviço social que prestam, apresentam-se com importantes parceiros da Fundação LWINI no âmbito da acção de advocacia em diferentes especialidades junto dos seus beneficiários.
Instituições beneficiárias:
Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”
Hospital dos Cajueiros
Hospital Militar de Luanda
Hospital Américo Boavida
PURIBUS – Centro e Hemodiálise
Hospital Geral de Luanda
Centro de Hidrocefalia e Espinha Bífida do Quifica
Para 2021 a Fundação LWINI prevê a manutenção deste importante projecto social, estando planificada a distribuição desses meios de locomoção para o interior de Angola, em especial cadeiras de rodas.
Ainda a propósito deste projecto, a Fundação LWINI tem previsto para o primeiro trimestre de 2021, o arranque da Oficina de Reciclagem de cadeiras de rodas localizado na Comuna da Funda, com uma capacidade de 200 cadeiras por semestre, o que significará uma substancial redução dos custos com a importação desses meios a partir do exterior do país.