
No âmbito da promoção e acções de advocacia, mobilização e sensibilização sobre a pessoa com deficiência envolvendo os familiares e a sociedade em geral, a Fundação Lwini, celebrou na tarde desta quarta-feira 30 de Junho, o seu 23º aniversário, o evento teve lugar no espaço Palmeira Clube, em Luanda.
Dadas as circunstâncias actuais no país, não queriamos deixar passar despercebida mais esta data comemorativa e por esse motivo, celebrou-se este momento único, com um breve percurso pela rica e longa história da Fundação Lwini.
Quis infelizmente o destino que neste ano habitualmente consagramos a um grande evento de angariamento de fundos destinados a financiar grande parte dos nossos projectos sociais, fosse afectado por esta grave crise pandémica que assola o mundo inteiro.
Durante o discurso a Patrona da Dra. Ana Paula dos Santos declarou que, “Com a dedicação de todos, vamos continuar a fazer o possível. O nosso lema sempre foi não esmorecer perante as adversidades, uma vez que a nossa causa é comum e bem mais forte, e impelia-nos a reivindicar para continuarmos”.
Por sua vez, o Curador e Director Executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira, disse que ao longo destes 23 anos, com apoio de parceiros, foi possível ajudar na reconstrução do maior centro ortopédico do país e atenderam quase mil e quinhentos utentes.
A construção, reconstrução e apetrechamento de cinco centros ortopédicos no país, nas províncias de Luanda, Uíge, Cuanza Norte, Huambo e Huíla, cujo orçamento ultrapassa os 130 milhões de Kwanzas.
Anualmente, são atendidos cerca de 205 mil utentes. “Também destacamos a construção e apetrechamento de um centro de raíz na cidade do Negage, província do Uíge que atende as províncias do Cuanza Norte, Malanje e Zaire com um número médio de atendimento de mil e quinhentos utentes em diversas patologias.
Para este ano foram homenageadas com o Prémio Lwini 23 anos, as curadoras – fundadoras Eufrazina Teresa da Costa L. Maiato, a Vice-Presidente, Joana Lina Ramos Baptista Cândido e Ana Maria Guimarães. Que de forma abnegada e altruísta participaram e promoveram todas as edições.