Em alusão ao 21º aniversário a Fundação Lwini, realizou, a 8ª edição da gala de beneficência, sob o lema “Momento Solidário”, o evento teve lugar no espaço Palmeira Clube, em Luanda. Para a 8ª Edição, o Projecto “Passo Seguro”, cuja finalidade é desde 2012, a aquisição e atribuição de próteses endoesqueléticas para amputados transtibiais com o apoio dos Centros de Reabilitação em todo o país.
Tendo para o efeito lançado um repto a Estilistas nacionais e estrangeiros, no sentido de oferecerem peças exclusivas das suas colecções para serem leiloadas no decurso do evento. Foi o caso dos representantes de Espanha Joaquim Pérez Vallete, do Brasil Alexandre Dutra e de Portugal Alves e Gonçalves com um total de 10 peças de alta costura doadas.
Em Angola associaram-se à iniciativa as Estilistas Rose Palhares, Tatiana Pereira, Soraya da Piedade, Iracema Matias com um total de 8 peças.
As modelos internacionais Leila Lopes e Sharam Diniz com outras participantes de agências locais, darão corpo ao desfile de forma igualmente voluntária e cujas receitas reverterão a favor dos projectos propostos para o próximo ciclo (2019 – 2021)
Constou ainda do programa a participação do cantor Angolano C4 Pedro e sua banda, bem assim como o cantor Cabo-Verdeano Nando Cruz, que emprestaram o seu contributo e deslocam-se expressamente para enriquecerem o espetáculo musical do evento.
Ao longo destas sete edições, a Fundação LWINI manifestou o seu reconhecimento a mais de 29 Entidades singulares ou colectivas, outorgando a propósito o PRÉMIO LWINI com reconhecimento pelo seu contributo a favor da sua causa de solidariedade, ou ainda pelo sentido de superação demonstrado por alguns beneficiários.
Durante o evento foram outorgados prémios de reconhecimento a parceiros da Instituição, nomeadamente ao Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), o Lar Kuzola e a AngoReal, Lda pelo seu relevante contributo, empenho e dedicação na valorização das pessoas com deficiência.
O volume de arrecadação de recursos financeiros e materiais desde 2005, fixou-se em Kzs. 419 853 419,00 tendo sido desenvolvidos 26 Projectos sociais de natureza diversa, destacando-se em particular os seguintes.
– Construção de raiz do Centro de Artes & Ofícios “Zuwó Lyetu – Saurimo (Provincia da Lunda Sul) e destinado a apoiar mais de 30 Artesãos com deficiência;
– Produção e distribuição de 1500 Bibliotecas infantis (móveis) distribuídas em todo o território nacional
– Requalificação total da Aldeia “Jamba Kalunga” no Cuanza-Sul com a construção de uma Escola de base , unidade de captação de água e estruturas de apoio comunitário;
– Construção e apetrechamento do Centro de Hidrocefalia e espinha bífida do Quifica – Luanda
– Construção de raiz e apetrechamento do Centro Ortopédico e de Reabilitação do Negage – Provincia do Uíge para atendimento de cerca de 1 500 utentes;
– Apetrechamento dos Centros Ortopédicos e de Reabilitação da Huila (Lubango),
– Reabilitação e apetrechamento do Centro de Costura Solidária “Onzo Yetu” na Província do Bengo (Caxito);
– Ampliação da Escola de Ensino Especial e construção da área de internamento para 100 crianças com necessidades educativas especiais em Ndalatando – Província do Cuanza-Norte;
– Construção de raiz da Escola de Ensino Especial de Caxito – Província do Bengo com capacidade para 800 crianças com necessidades educativas especiais;
Face à enorme demanda de próteses pediátricas dos membros superiores, a Fundação Lwini em parceria com o Engº Mecatrónico de nacionalidade Brasileira Thiago Jucá e técnicos dos Centros do Huambo e de Luanda, iniciará uma campanha de emparelhamento a crianças previamente identificadas em todo o território nacional. As referidas próteses serão produzidas de forma personalizada com tecnologia 3D que permite alguma mobilidade da mão. Estima-se que o seu custo rondará os Usd. 1 500,00. As primeiras próteses foram entregues no evento a dois Jovens da Província do Huambo e uma Jovem da Província de Luanda.